O The Game Awards 2024 está se aproximando e, como de costume, a comunidade gamer está ansiosa para saber quais títulos irão concorrer ao prestigiado prêmio de Jogo do Ano (Game of the Year, GOTY). Este ano, no entanto, um detalhe atualizado no FAQ do evento deixou muitos jogadores surpresos: DLCs (conteúdos adicionais), remakes e remasters podem concorrer não apenas em categorias específicas, mas também ao título de Jogo do Ano.
No entanto, o que muitos podem não saber é que essa possibilidade já existia há tempos. A diferença é que, até recentemente, o The Game Awards não deixava essa regra explícita em seu FAQ, o que gerava dúvidas e especulações entre os fãs.
Historicamente, o The Game Awards busca reconhecer os melhores trabalhos criativos e técnicos da indústria de games, independentemente do formato do conteúdo lançado. Ou seja, expansões, novas temporadas, DLCs, remakes e remasters sempre foram tecnicamente elegíveis para todas as categorias, incluindo a de Jogo do Ano, desde que demonstrassem inovação suficiente.
A atualização do FAQ e o esclarecimento das regras
Embora essa regra já estivesse em vigor, a falta de clareza no FAQ do site do evento fazia com que muitos acreditassem que apenas jogos completos, lançados em um formato tradicional, poderiam concorrer ao GOTY. Na última sexta-feira, essa ambiguidade foi corrigida: o FAQ foi atualizado para esclarecer que DLCs e remakes podem sim ser indicados ao Jogo do Ano, desde que o júri considere que o conteúdo adicional ou remake introduz melhorias criativas e técnicas significativas.
Essa atualização também foi destacada nas redes sociais oficiais do The Game Awards, sinalizando que a regra será aplicada com mais transparência este ano, o que levou muitos a acreditarem que Elden Ring: Shadow of the Erdtree poderá figurar entre os indicados ao Jogo do Ano.
Elden Ring: Shadow of the Erdtree — Uma DLC na corrida pelo GOTY?
Com essa clareza nas regras, um dos grandes candidatos ao prêmio de Jogo do Ano pode ser a DLC “Elden Ring: Shadow of the Erdtree”, da Bandai Namco. Com a maior nota do ano no Metacritic, essa expansão foi amplamente elogiada pela crítica e pelos fãs, sendo considerada uma verdadeira evolução do jogo base.
Se “Shadow of the Erdtree” realmente for indicada — e, eventualmente, vencer — será a primeira vez que uma DLC levará o prêmio principal. Esse feito marcaria um novo capítulo na história do The Game Awards e poderia abrir precedentes para futuras premiações.
- Dragon Quest III HD-2D Remake é o maior lançamento single-player da Square-Enix na Steam
- Xbox ainda pretende adquirir novos estúdios no futuro
- Neil Druckmann desenvolve novo jogo desde 2020
O que esperar do The Game Awards 2024?
Independentemente de suas opiniões sobre essa informação, uma coisa é certa: a premiação deste ano será histórica e poderá definir um novo padrão para os próximos anos. Será interessante ver como os jurados irão balancear a inovação e o impacto desses diferentes tipos de conteúdo ao selecionar o Jogo do Ano.