A Xbox pretende entrar para brigar com os gigantes do mobile. Em entrevista ao Financial Times, Phil Spencer reiterou os planos de lançar uma loja de aplicativos com a marca Xbox em dispositivos iOS e Android, e explicou que a Microsoft já está se preparando para a data em que isso será legalmente possível.
Essa não é uma novidade para os gamers, já faz há um tempo que o CEO da Xbox comentava sobre a possibilidade da publicação de uma loja de aplicativos próprias com o foco principalmente em portabilidade de seus principais títulos para os dispositivos celulares.
Na entrevista, Spencer citou a Digital Markets Act, uma nova legislação que obrigará a Apple e o Google a permitir que seus usuários acessem seus aplicativos de mais do que apenas a App Store e a Google Play Store e dará abertura para a Xbox implementar sua nova proposta.
“A Digital Markets Act que está por vir – esses são os tipos de coisas que estamos planejando”, explicou Spencer, acrescentando: “Acho que é uma enorme oportunidade”.
O Digital Markets Act (DMA) é a nova lei da União Europeia (UE) que tem como propósito inicial tornar o mercado digital mais justo e competitivo. A norma entrou em vigor em 1° de novembro de 2022, mas a regulamentação passará por uma fase de implementação e a lei será somente aplicada de fato a partir de 2 de maio de 2023.
O DMA se aplica a empresas que atuam como “gatekeepers” ou porteiros digitais, ou seja, empresas que possuem um poder significativo de mercado e que controlam o acesso de outras empresas e usuários a serviços digitais. Alguns exemplos dessas empresas são Google, Amazon, Facebook e Apple.
As principais medidas propostas pelo DMA incluem a proibição de práticas anticompetitivas, como a preferência de suas próprias soluções em detrimento de soluções de terceiros; a obrigação de compartilhar dados com concorrentes, quando necessário; e a transparência nas práticas de publicidade online.
O DMA também prevê a criação de uma autoridade regulatória independente para garantir o cumprimento das regras, bem como sanções financeiras significativas para empresas que não cumprirem as regras.
O DMA já entrou em vigor na Europa, porém outros continentes ainda não deram sinais de aceitarem a proposta, principalmente os Estados Unidos, ainda precisa de tempo para sabermos como a Xbox irá usar isso ao seu favor.
Diablo 4 não estará no Xbox Game Pass, confirma Blizzard
Não será dessa vez que veremos um game da saga Diablo no Game Pass! Com a proposta de aquisição de US$ 69 bilhões da Activision Blizzard pela Microsoft sob investigação por autoridades anticompetitivas, muitos jogadores estão preocupados com a inclusão de Diablo 4 no Xbox Game Pass.
Clique aqui para saber mais!
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Silent Hill 2 Remake: enfermeiras tiveram pernas cobertas para evitar sexualização
- The Last of Us: segunda temporada da série ganha arte oficial
- Freddy Krueger: Blumhouse quer retorno de Robert Englund em Reboot de ‘A Hora do Pesadelo
- Rocksteady está confiante sobre a gameplay de Suicide Squad, sugere rumor
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!