Pesquisar

Análise | Kingdom Eighties

Kingdom-Eighties

Às vezes, um jogo não precisa de muito para nos cativar, mesmo sem ter gráficos ultrarrealistas ou mecânicas extremamente complexas. O que define a diversão de um título é a capacidade que ele tem de nos prender, e Kingdom Eighties, o novo título da Fury Studios, faz isso muito bem.

Lançado em 26 de junho de 2023, este é o mais recente título da saga Kingdom Two Crows. Kingdom Eighties é uma expansão standalone que joga seguro e aposta em uma temática dos anos 80 para conquistar novatos e veteranos. Ficou curioso para saber como ficou o resultado? Pegue a sua bicicleta e venha comigo!

Kingdom Eighties 003
Análise | Kingdom Eighties 6

Uma história de Reis e Magos

Em Kingdom Eighties, acompanhamos 4 adolescentes nos anos 80 que se encontram sozinhos em meio a um apocalipse mágico. Criaturas gosmentas começam a invadir as casas e comprometer todo o ecossistema de uma pacata cidade nos Estados Unidos.

Tentando fugir, o protagonista, conhecido como líder, vai para um acampamento nas proximidades e começa ali a montar uma base para assim conseguir enfrentar essas criaturas da noite e finalmente retornar para casa e se reencontrar com seus pais.

A narrativa de Kingdom Eighties, apesar de simples, é extremamente interessante, principalmente pelo rumo inesperado que toma e pelas interações entre os personagens, que, apesar de serem bem caricatos, compõem o clima de companheirismo e aventura que remete bastante a séries e filmes como “Stranger Things”.

Kingdom Eighties 005
Análise | Kingdom Eighties 7

Os anos 80 nunca foram tão divertidas

Eu acredito que em Kingdom Eighties a estética, juntamente com a jogabilidade, seja o ponto mais alto do título. A construção do mundo, dos cenários e, principalmente, da atmosfera é feita de forma magistral.

Ao longo do jogo, você se depara com diversos cenários ao passar dos capítulos, e todos eles são extremamente detalhados e bem construídos. No primeiro capítulo, estamos em um acampamento, onde encontramos locais de pesca, canoagem e assim por diante. À medida que avançamos nos capítulos, adentramos cada vez mais na cidade, passando por áreas residenciais, centro da cidade e até mesmo um gigantesco shopping center, todos muito bonitos e convidativos à exploração. Embora seja essencial para a progressão, a exploração é convidativa.

Em Kingdom Eighties, tudo é muito rápido. Não existem muitas interações com os ambientes em si, resumindo-se apenas à beleza estética. No entanto, à medida que progredimos nos capítulos, novas funções vão sendo liberadas e a complexidade dos elementos vai aumentando.

Kingdom Eighties 004
Análise | Kingdom Eighties 8

Um vai pra lá e pra cá viciante

Literalmente, é só isso que você irá fazer durante todo o seu tempo com Kingdom Eighties: indo da esquerda para a direita, indo e voltando, simplesmente para chegar aos extremos de cada mapa. Entretanto, se você está achando que fica enjoativo com o passar do tempo, está completamente enganado. A desenvolvedora sabe muito bem como criar um jogo de estratégia divertido sem apelar para mecânicas extremamente complexas.

Tudo em Kingdom Eighties é extremamente simples: esquerda e direita, cima para recarregar energia, shift para correr e para baixo para realizar as ações. As quais dependem de moeda para serem feitas, as quais são ganhas de diversas formas, desde recompensa dos seus súditos até mesmo pagamento por algumas atividades.

Falando em súditos, eles são essenciais na sua progressão. Enquanto anda de um lado para o outro, você irá encontrar crianças e, para recrutá-las, você precisa deixar uma moeda no chão. Assim, elas vão para duas atividades: ou viram construtoras, que melhoram suas estruturas ou quebram elementos no cenário, ou arqueiras, que irão defender a sua base durante o período noturno e te acompanhar nas aventuras.

Cada companheiro tem uma função especial e te auxilia tanto no combate como no gerenciamento de sua base, sendo imprescindível conquistar todos eles para progredir na história.

Kingdom Eighties funciona de forma bem semelhante aos outros títulos da saga, claro, com algumas melhorias para se encaixar na temática dos anos 80.

Kingdom Eighties 008
Análise | Kingdom Eighties 9

Trilha sonora e gráfico únicos

A primeira vez em que entrei em Kingdom Eighties, uma coisa já chamou a minha atenção: os gráficos, que são simplesmente lindos. Longe de serem realistas, eles são uma mistura de pixel art com 3D, onde tudo reluz e salta de forma encantadora aos olhos.

Coloridos, os cenários, personagens e inimigos têm cores vivas que trazem aquele sentimento de estar em uma série dessa época. A água é um ponto muito especial, pois está presente em muitos cenários, e ficar observando o reflexo do que acontece nela é simplesmente viciante.

Quanto às músicas, não tenho muito a comentar, apenas dizer que combinam com a temática e trazem uma tensão em momentos especiais, além de ajudarem a criar aquela estética dos anos 80 que tanto amamos e que é o principal atrativo de Kingdom Eighties.

Vale a pena jogar Kingdom Eighties?

Claro que sim, Kingdom Eighties é extremamente divertido e viciante. Apesar de curto, foi feito para ser assim. A história tem começo, meio e fim, sem enrolação. Os personagens são divertidos de acompanhar e a gameplay é um deleite para todos que não querem uma experiência simples e, ao mesmo tempo, extremamente divertida.

Se você já tiver jogado outros títulos da saga, pode sentir-se enjoado das mecânicas por não serem tão diferentes, mas tenho certeza de que a temática vai fazer você dar uma chance a essa surpresa de 2023.

Vale a pena jogar Kingdom Eighties?
Esta Análise foi feita com uma cópia de Kingdom Eighties cedida gentilmente pela Fury Studios

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: