Pesquisar

Top 10: Live-Action de anime com qualidade

Live-action

Existem poucas coisas tão controversas nesta vida como as adaptações em live-action de animes. Alguns amam, outros odeiam, e uma boa parcela da população finge que não existe. Por inúmeros motivos, esse tipo de adaptação não é muito bem aceito, pois, em sua grande maioria, não consegue capturar toda a essência da obra original e peca em oferecer uma experiência divertida ao apelar para histórias inovadoras ou efeitos especiais toscos.

Felizmente, nem tudo está perdido. Existem sim, por mais incrível que essa afirmação possa parecer, boas adaptações em live-action de animes. Apesar de muitas não serem idênticas às suas obras originais, conseguiram superar muitos de seus concorrentes e entregaram um conteúdo de qualidade à sua maneira.

Agora, sem mais delongas, pegue a sua pipoca e venha comigo nesta lista das melhores adaptações em live-action de animes.

10. Gintama (2017)

Vamos começar do zero, com a adaptação em live-action de Gintama, que está longe de ser considerada ótima; eu diria que é aceitável, mas para o nível que temos, ela está muito acima por trazer os exageros absurdos e piadas visuais que tornaram o anime tão popular pelo mundo.

O filme fez a transição para o novo formato com maestria quando se trata dos personagens, trazendo os icônicos protagonistas à vida sem perder nenhum do charme do show. Suas personalidades continuaram intactas e as piadas continuam com todo o seu charme, recheadas de metalinguagem e referências a outras obras famosas.

Gintama é um anime e mangá de comédia e ação, criado por Hideaki Sorachi. A história se passa no Japão feudal, onde alienígenas conhecidos como Amanto invadem o país e proíbem o uso de espadas pelos samurais.

A história segue as aventuras de Gintoki Sakata, um samurai com um senso de humor peculiar, que trabalha como freelancer em um mundo onde a tecnologia avançou muito.

9. Death Note (2006 & 2007)

Calma lá, isso não é aquela atrocidade hollywoodiana da Netflix, pelo amor de Deus! Apesar de muitos só se recordarem da produção feita pela Netflix em 2017, a saga Death Note possui diversas adaptações em live-action que nunca chegaram ao ocidente ou não tiveram chance de brilhar.

E essa, lançada em 2006 no Japão, foi a mais próxima que conseguimos ter de uma adaptação em live-action à altura da grandiosa obra que é o mangá de Tsugumi Ohba.

Death Note (2006 e 2007) se apegou ao material de origem o máximo possível, não tentando reinventar a narrativa psicológica que muitos consideram impecável e mantendo-se fiel a todo o jogo psicológico criado. O live-action de Death Note é simplesmente uma visão mais realista da rivalidade entre L e Light, e essa conformidade é a maior força do filme.

Death Note é um anime e mangá de suspense e drama psicológico, criado por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. A história segue a vida de Light Yagami, um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural capaz de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele. Light decide usar o Death Note para limpar o mundo do mal e torna-se conhecido como Kira.

8. Nana (2005)

Geralmente, o único gênero com adaptações em live-action de qualidade é o romance. Seja pela temática fácil de ser encontrada na realidade ou pelo desenvolvimento fácil das histórias, Nana de 2005 é um desses exemplos.

Este live-action consegue trazer com maestria e de forma ainda mais autêntica e fiel a emocionante história de duas mulheres muito diferentes enfrentando juntas as lutas e a crueldade do mundo. No entanto, os maiores contribuintes para o sucesso do filme foram os desempenhos magníficos de Mika Nakashima e Aoi Miyazaki como as duas Nanas, que deram um verdadeiro show de performance e mostraram como se deve atuar em uma adaptação.

O filme conta a história de duas mulheres jovens que compartilham o mesmo nome, Nana, e acabam se tornando colegas de quarto em Tóquio, enfrentando juntas os desafios dessa mudança de ares.

7. Let Me Eat Your Pancreas (2017)

Outro exemplo de romance é Let Me Eat Your Pancreas, um dos meus animes favoritos do gênero. Embora seja uma adaptação difícil de ser realizada com a mesma qualidade da obra original, o filme em live-action consegue retratar com maestria tudo o que torna o anime tão único e singelo. Desde os atores até os cenários e músicas, tudo ficou perfeito e fiel à obra original.

Apesar da qualidade dessa adaptação, entre o público em geral, ela não foi bem aceita e muitos ainda preferem a sua versão em anime. Porém, independente de qual você escolher, lágrimas serão inevitáveis.

A história gira em torno de um estudante de ensino médio, cujo nome não é revelado, que encontra um diário abandonado na sala de espera de um hospital. No diário, ele descobre que sua colega de classe, Sakura Yamauchi, tem uma doença terminal no pâncreas e tem apenas alguns meses de vida.

6. JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable Chapter 1 (2017)

Este pode até ser controverso, mas quem assistiu sabe que ficou muito bom! JoJo’s é uma franquia clássica, muito amada por todos e sempre extremamente aguardada por uma continuação. Esse sucesso tão grande seria acompanhado de adaptações em live-action que, quando anunciadas, geraram uma extrema desconfiança do público.

As adaptações das primeiras temporadas têm uma qualidade duvidosa, principalmente quando tentaram reproduzir a icônica estética e estilo de Hirohiko Araki. Os atores pareciam mais bobos da corte do que os protagonistas musculosos e super fortes do anime.

Porém, quando chegou a vez da saga Diamond ser adaptada em live-action, os diretores decidiram fazer algumas mudanças, principalmente nas vestimentas e efeitos especiais, que trouxeram uma renovação nunca esperada.

Apesar de não ser uma maravilha, ou algo do tipo “UAU!”, é inegável o trabalho de todos os envolvidos em trazer para as telonas um pouco dessa saga tão amada, de maneira brilhante, se me permite definir esse live-action.

A história se passa na cidade de Morioh, em 1999, e acompanha o jovem Josuke Higashikata, que descobre ser filho ilegítimo de Joseph Joestar, o protagonista da segunda parte da série. Josuke também possui a habilidade de usar o “Stand”, um poder sobrenatural exclusivo dos personagens de “JoJo’s Bizarre Adventure”.

Josuke se une a seus amigos para enfrentar vários usuários de “Stand” que ameaçam a paz de Morioh, incluindo um assassino em série chamado “Kira Yoshikage”, que tem o poder de fazer suas vítimas desaparecerem completamente.

5. Blade Of The Immortal (2017)

Um clássico do gênero de ação histórica! Blade of the Immortal é uma das sagas mais amadas no Japão. Apesar de não ser muito popular aqui no Ocidente, a adaptação causou bastante burburinho quando foi anunciada na Terra do Sol Nascente.

Muitos não colocavam fé de que algo de bom poderia sair de um live-action tão curto de uma obra tão densa e, em partes, eles estavam certos. Mas, apesar de não abranger toda a história, o pouco que foi mostrado está de cair o queixo.

Os personagens, as cenas de luta e, principalmente, o gore (sim, tem muito sangue), são tão bem feitos que deixam na boca um gostinho de quero mais. Pena que, por conta da fraca recepção, não tivemos a continuação dessa adaptação.

A história segue Manji, um guerreiro imortal que busca sua redenção matando 1.000 homens maus para libertar sua alma da maldição da imortalidade.

A trama começa no Japão feudal e segue Manji depois que ele encontra uma jovem chamada Rin, cuja família foi assassinada por um grupo de espadachins chamado Itto-Ryu. Manji jura proteger Rin e ajudá-la a se vingar dos assassinos de sua família.

4. Grand Blue (2020)

Ótimo! Hilário, leve e extremamente divertido, esses são os elogios que eu dou tanto ao live-action quanto ao anime de Grand Blue. Essa obra é essencial para qualquer fã do gênero e tem uma adaptação de tirar o chapéu, pois conseguiram capturar de maneira fenomenal toda a estética surreal que a obra original transmite.

Cenas ridículas, personagens escrachados e momentos hilários fazem deste um dos melhores live-actions de todos os tempos em termos de qualidade de adaptação, pois o sabor e a beleza da animação são características especiais do anime.

A história gira em torno de Iori Kitahara, um jovem que se muda para a cidade costeira de Izu para estudar na universidade. Iori é atraído pelo mar e decide se juntar ao clube de mergulho, mas acaba descobrindo que o clube é composto principalmente por membros excêntricos que preferem beber e festejar ao invés de mergulhar.

Enquanto tenta se acostumar com sua nova vida universitária, Iori se vê envolvido em situações cômicas com seus amigos do clube de mergulho, incluindo o presidente do clube, um pervertido que gosta de ver seus colegas sem roupa, e um veterano desbocado que sempre se mete em brigas.

3. Alita: Battle Angel (2019)

Vocês podem dizer que a animação é estranha e que os visuais não são muito agradáveis, e eu vou concordar, pois não tem como negar. Mas uma coisa, eu afirmo e repito, não há live-action mais divertido de se assistir.

Um exemplo raro de Hollywood acertando em adaptações live-action, o tratamento em relação à história do material original não poderia ter sido melhor. Mesmo com os visuais estranhos, esquecemos que a reprodução seguiu de maneira mais fiel possível a estética não tão amigável do Japão. Ou vai me dizer que é normal para você mulheres com partes de robôs lutando em cima de robôs gigantes?

A história se passa em um futuro distópico, onde a cidade de Iron City é controlada pela fábrica de robôs Zalem, suspensa no ar acima da cidade. O Dr. Ido encontra um ciborgue abandonado e o reconstrói, dando-lhe o nome de Alita.

Alita não tem memórias de seu passado, mas descobre que possui habilidades excepcionais de combate. Ela tenta se adaptar à sua nova vida em Iron City, enquanto luta contra os perigos que a cercam e tenta descobrir a verdade sobre sua própria origem.

2. Alice In Borderland (2020)

Agora sim, estamos falando de um live-action de extrema qualidade! Alice in Borderland é uma adaptação produzida pela Netflix de um mangá, já que, por enquanto, não temos anime dessa obra, que é tão famosa no Japão.

Apesar dos erros grotescos em outras adaptações da Netflix, parece que o estúdio aprendeu com eles e trouxe essa coisa maravilhosa para assistir. Tanto a primeira como a segunda temporada abordam com maestria todo o conteúdo do mangá.

Alice in Borderland é um thriller de ficção científica implacável, mas imersivo, que até mesmo aqueles que não estão familiarizados com o material original podem desfrutar. Isso explica a popularidade fenomenal da série fora da comunidade de anime.

A história segue um grupo de amigos, liderado por Arisu Ryōhei, que são transportados misteriosamente para uma versão alternativa de Tóquio, onde devem competir em jogos mortais para sobreviver.

Neste mundo, chamado Borderland, os jogos são organizados por uma entidade desconhecida e seguem diferentes regras e objetivos. Os jogadores devem enfrentar desafios e tomar decisões difíceis para avançar no jogo e tentar descobrir como voltar para o mundo real.

1. Rurouni Kenshin (2012-2021)

Sem dúvida, Rurouni Kenshin é o melhor exemplo de adaptação para live-action! Com visuais incríveis, uma história fiel e completa ao mangá, personagens cativantes e uma trilha sonora emocionante, essa saga é tudo o que poderíamos desejar em uma adaptação.

Ao todo, cinco filmes foram lançados entre 2012 e 2021, abrangendo a maior parte da história de Himura Kenshin com um detalhamento excepcional. A versão de Keishi Ohtomo dessa história icônica é estranhamente nostálgica, mas ao mesmo tempo refrescante e serve como uma introdução perfeita para uma nova geração de fãs que não teve a oportunidade de conhecer o clássico dos anos 2000. Kenshin sempre será a maior adaptação em live-action e isso é inegável.

Rurouni Kenshin é um anime e mangá de ação e aventura, criado por Nobuhiro Watsuki. A história se passa no Japão do século XIX, durante a era Meiji, e segue a jornada de Kenshin Himura, um lendário espadachim que agora busca redenção por seus anos como assassino.

Kenshin chega a Tóquio e faz amizade com Kaoru Kamiya, proprietária de um dojo de kendo, e outros personagens que se juntam à sua jornada. No entanto, seu passado sangrento o persegue, e ele é confrontado por antigos inimigos que buscam vingança.

Se você gostou dessa lista de melhores filmes em live-action, não se esqueça de conferir os outros especiais de anime da Manual dos Games. Essa lista foi feita com base no seguinte conteúdo e na minha opinião.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: