Pesquisar

Análise | PES 19

Pro Evolution Soccer 2019 ou PES 19 finalmente chegou. O simulador de futebol da Konami, como todo ano, chegou trazendo muitas novidades e melhorias para os fãs e, claro, para competir com seu rival, o FIFA, principalmente quando o papo é licenças de clubes e ligas.

Entre os novos recursos detalhados pela Konami estão a fadiga visível do jogador em campo, a melhoria da física da bola e do posicionamento do jogador e maior individualidade do jogador. Há também a lista habitual de novas animações, novas celebrações e gráficos aprimorados no jogo, bem como uma nova interface de menu.

Gameplay

O ritmo de jogo agora está menor e a partida tende a ficar mais cadenciada. Isso ocorre por que a Konami trouxe mudanças nas dimensões do campo, que ficaram menores. Além disso, temos uma melhoria na velocidade do jogo, deixando ele ainda mais realista.

anfield

Dar passes no PES 2019 está muito melhorado. Os passes no game aumentaram seu dinamismo com uma infinidade de novas animações, trazendo a cada chute na bola à vida com uma precisão surpreendente. As mudanças estão também com os jogadores e o clima/campo.

As mudanças na gameplay são visíveis na chuva e na neve. Por exemplo, na neve, você pode ver os jogadores escorregando ou tropeçando muitas vezes, o que deixa o game ainda mais realista. Também, dependendo de como você movimenta o jogador o chute pode sair estranho e jogador cair chutando a bola, ainda mais se estiver sob pressão. A  imprevisibilidade do PES 2019 faz dele mais realista.

Há muita variedade gigantesca de passes em qualquer partida, enquanto a fluidez do movimento dos jogadores e a capacidade de resposta de cada botão levam a momentos de realismo e resposta rápida dos jogadores, que se movimentam melhor para um contra-ataque por exemplo.

pes2019

Há uma melhoria significativa na física aplicada. Dar um carrinho e lutar contra o adversário para ganhar a bola de volta com um defensor é muito bom e traz melhores resulados. Os jogadores competirão pela posição, batendo realisticamente um no outro, e é recompensador tirar um atacante para fora da bola, ou proteger a bola contra um defensor com um ala, antes de fazer uma finta para criar algum espaço e escapar da defesa.

Um dos grandes problemas na gameplay é que você deve ter cuidado, muito cuidado. É muito fácil tomar um cartão pois não é tao fácil assim roubar a bola do adversário.

Os goleiros também tem problemas. Usando a inteligência artificial, os goleiros têm uma tendência de permanecer na linha do gol. Em vários casos eu fiquei cara-a-cara com o goleiro controlado pela máquina, e eles apenas ficam dentro do gol, se recusando a sair. Quando saem eles são essencialmente inúteis, regularmente não fechando os ângulos.

Mas de resto os goleiros estão bons e sólidos. Assim como em outros lugares no campo, os goleiros receberam uma série de novas animações que baniram sua natureza robótica. Eles farão algumas defesas difíceis, defendendo com as pontas dos dedos em chutes que parecem longe de seu alcance.

PES2018

Modos de jogo não mudam, principalmente falando do modo offline. Não temos nada de novo em PES 19, não temos tipos de partidas com mudanças interessantes. O modo padrão de kick-off permanece inalterado, e enquanto o modo de seleção aleatória, continua sendo uma maneira peculiar de jogar PES, o offline está precisando desesperadamente de alguma coisa nova e interessante.

Licenças

Se dentro de campo temos boas melhorias, fora dele temos muitos problemas. O maior problema do PES 19 são as licenças. Para se ter uma ideia não temos a Juventus e alguns clubes brasileiros não estão com os nomes corretos.

Os problemas de licenciamento da Konami são grandes, mas a adição das ligas escocesa, russa e turca, entre meia dúzia de outras ligas oficialmente licenciadas que aparecem no jogo, não compensa a perda da licença da Liga dos Campeões.

pes leagues

A melhor coisa, e a que mais chama atenção no Brasil, é o licenciamento do Campeonato Brasileiro. Embora tenhamos todos os clubes da série A do Brasileirão no game, muitos destes clubes não estão com os jogadores reais e estão com nomes fictícios.

No Brasileirão temos todos os clubes, estádios e jogadores licenciados menos para Bahia, Botafogo, Fluminense, Grêmio onde podemos ver que só tem a logo e nome, jogadores estão com nomes criados e diferentes da realidade, o que diminui o realismo.

Outras grandes ligas como a Espanha e a Inglaterra fazem falta. Mesmo que tenhamos os jogadores corretos, os nomes dos clubes não são reais. O famoso El Clasico por exemplo é feito entre MD Madrid e Barcelona. Decepcionante não?

A Bundesliga está completamente ausente, temos somente a presença do Schalke 04 e do Bayer Leverkusen, ou seja, dois dos maiores clubes da Europa, que são Borussia Dortmund e Bayern de Munique não existem no jogo.pes genericos

Além de clubes e ligas não licenciadas, temos as seleções. A que mais podemos sentir falta é a Brasileira. Temos a logo e a camisa oficial, mas os jogadores são genéricos. A Konami e a CBF não tiveram acordo, nem mesmo jogadores que atuam no Brasil foram escalados.

Gráficos

Graficamente PES 19 está fantástico. Tanto dentro do campo quanto fora dele, a Konami fez um baita trabalho. Dentro de campo o gramado está belíssimo, algo que se nota logo ao começar uma partida.

Nas animações de abertura podemos ver melhor o estádio e o entorno dele. Nos times do campeonato brasileiro podemos ver as torcidas fazendo a festa nas arquibancadas com bandeiras, fumaças e os mesmo gritos ecoados nos campos Brasil afora.

PES 2019 El Monumental preview

Os efeitos do tempo também são destaque. Durante as partidas podemos ver a água em replays e em alguns lances especificos. A neve também é um show a parte. Além de mudar a gameplay, ela embeleza o estádio e o gramado de uma forma única e muito boa.

Os estádios são bem feitos e remetem quase que 100% a realidade. Se você conhece os estádios brasileiros que estão no jogo, você pode notar bem isso, pois a Konami cuidou de cada detalhe.

unnamed file1

Narração

A narração é boa, mas é ruim. Como isso? Calma, eu explico. Este ano temos narração de Milton Leite e os comentários de Mauro Beting. Os dois são sensacionais na vida real e trazem isso para o jogo, mas o PES 19 tem problemas em colocar tudo que esses dois tem a oferecer no jogo.

O menor dos problemas é Milton Leite, pois em raras ocasiões vi que a narração não condizia com o que acontece no jogo. O maior dos problemas são os comentários que por vezes soam robóticos e meio sem nexo. O tempo de resposta com que gols e comentários que são levantados ao longo das partidas precisa ser melhorado.

PES 2018 philippe coutinho vasco romario socrates narracao e1502382794327

Os diálogos entre Milton Leite e Mauro Beting acabam, por vezes, se tornando dois diálogos paralelos, onde dificilmente as duas pessoas se encontram em um mesmo contexto.

Resumo

PES 19 está bom e divertido, gráficos bem bonitos, narração problemática como sempre. Licenças tem problemas e a fala de algumas ligas e clubes é grande.

A gameplay tem problemas mas as animações são boas. Como exemplo na neve ou chuva, os jogadores as vezes tropeçam ou coisa assim, isso acaba dando maior realismo, assim como a imprevisibilidade de jogadores e jogadas, deixando de ser algo meio robótico.

gabriel pronto 1

PES 19 foi cedido pela Konami. Garanta ja o seu PES 2019.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: