Pesquisar

Análise | Jujutsu Kaisen: Cursed Clash

Jujutsu-Kaisen-Cursed-Clash

Um dos animes do momento

A Bandai Namco tem uma tradição em sempre trazer animações do momento para o mundo dos games no estilo Arena Fighter. Algumas das maiores franquias de animes, como Naruto e Dragon Ball, conseguiram incorporar bem o estilo e balancear a diversão com a narrativa diferenciada e todo o hype nos feiticeiros Jujutsu. A editora não perdeu tempo e lançou recentemente o Jujutsu Kaisen: Cursed Clash para o PS4, PS5, PC, Xbox Series S|X, Xbox One e Nintendo Switch.

Contudo, o título baseado na obra de Gege Akutami faz jus à qualidade do anime/mangá? É o que iremos destrinchar nesta análise.

A narrativa não entrega o peso “emocional” que a obra possui

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240207210717

Um dos maiores erros (de muitos) está na forma como Jujutsu Kaisen: Cursed Clash conta sua narrativa, algo que no peso do anime/mangá é contado de forma excelente. Entretanto, o jogo é amaldiçoado nesse sentido e traz consigo resumos gigantes, contados em tirinhas com algumas imagens da animação – seria melhor ter lido uma página wiki do anime.

Ainda que esteja em PT-BR, é massante a forma como são contados os arcos da animação, trazendo milhares de diálogos entediantes, que dão vontade de pular, principalmente para quem conhece bem a obra, pode pular sem medo.

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240207204651

Existem formas primorosas de se contar uma boa história em um game, algo que em franquias como Naruto (Ninja Storm) e Dragon Ball (Xernovese e etc) conseguem reformular bem e trazer a emoção daquele momento ao jogador. Parece ser tão simples, mas Jujutsu Kaisen: Cursed Clash deixa de passar nessa prova.

Jogabilidade simplória demais

O jogo baseia-se em lutas, muitas vezes 2×2 ou, a depender, 3×3, e traz uma variedade de 16 personagens jogáveis, a maioria deles proveniente da primeira temporada da animação e do filme “Jujutsu Kaisen 0”.

Ao iniciar o combate, o jogador pode sentir-se confuso, necessitando de algum tempo para se acostumar com a jogabilidade. Os tutoriais do jogo não ajudam muito, já que o jogador é simplesmente jogado com uma breve introdução aos comandos e pequenas dicas.

Isso acaba dificultando a vida do jogador, que precisa aprender na marra os comandos e os melhores combos dos personagens – dependendo da luta, isso chega a ser irritante.

Um dos poucos pontos positivos do título seria a variedade de mecânicas. Mesmo com uma quantidade limitada de personagens, o Jujutsu Kaisen: Cursed Clash consegue trazer elementos únicos de cada um e capturar a essência de cada um deles, desde o golpe mais simples até o combo mais bem planejado.

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240207210041

Ao executar esse combo, a barra de “energia amaldiçoada” carrega e, com isso, o personagem pode executar golpes com suas habilidades ou um especial que apresenta uma animação do golpe ao jogador.

As animações podem variar de um golpe especial em conjunto, algo comum no jogo quando se está no modo 2×2, ou apenas o golpe especial do personagem, se estiver em um confronto mano a mano.

Se não fosse os bugs, o modo online no 2×2 seria mais divertido

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240208222708

No modo online, as coisas passam a ser um tanto quanto mais divertidas, com dois modos, sendo um deles a Batalha Ranqueada em batalhas 2×2 e Batalha de Exibição, que varia entre batalhas de 1×1 ou 2×2 ou 3×3.

Entretanto, caso prefira trabalhar em equipe, o game também oferece um modo online em coop, que tem o desafio de combater 3 ondas e em algumas delas com personagens extremamente fortes, o que dificulta a vida de todos.

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240208220305

Contudo, não se preocupe quanto a isso, pois o jogador pode se basear em um sistema de pontuação que fortalece e aumenta os atributos dos personagens, com uma alta customização, onde pode adquirir pontos para comprar armas amaldiçoadas e skins para os personagens.

Um ponto negativo, ou o maior ponto negativo, vai para o fato de não haver um modo versus offline (Batalha Livre) e nem um modo cooperativo offline, que é praticamente uma constante em todo game existente.

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240208223406

Além disso, as partidas offline têm uma interface complexa para o jogador, onde não existe uma forma mais simples de selecionar o personagem, como ocorre no modo online.

Algumas coisinhas a mais

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240220205411

Em Jujutsu Kaisen, o jogador consegue visualizar um quadro de relacionamentos entre os personagens, onde existem diversos vínculos e cada um desses vínculos se liga a uma memória – lembra muito o nível de relacionamentos em Dragon Ball Z: Kakarot – no entanto, não se aprofunda tanto, apenas para liberar skins, etc.

Trilha Sonora limitada

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240207204021

Ao entrar no Jujutsu Kaisen: Cursed Clash, o jogador irá se deparar com um menu no estilo “DVD dos anos 2000”, que reproduz a trilha sonora da primeira temporada da animação. No entanto, a trilha sonora na jogabilidade seria um tanto superficial, pois não apresenta uma grande variedade de repertórios da animação durante as batalhas.

Jujutsu Kaisen: Cursed Clash vale a pena?

Jujutsu Kaisen Cursed Clash 20240220205929

Jujutsu Kaisen: Cursed Clash é um título que traz má fama para os jogos baseados em animes. Com gráficos de uma geração passada (PS3), sem um modo offline para diversão com os amigos e apresentando a narrativa fantástica do anime em forma de imagens e textos – pode-se concluir que Jujutsu Kaisen: Cursed Clash está longe do que os fãs da animação/mangá gostariam.

Vale destacar que ainda existem alguns pontos positivos, como o modo online com bastante variedade entre os personagens e suas habilidades; entretanto, não justifica o preço atual do game.

001 Jujutsu Kaisen Cursed Clash

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: